"...e o mais mau
de esfolar é o rabo!"

Esta página é ( ainda!... ) a última. Acabar é sempre difícil. Mas com a cozinha alentejana tudo se torna fácil. Excepto talvez o levantar da mesa quando a refeição foi regada com um bom tinto alentejano.

Quem não conhece a "açorda à alentejana" ou a "carne de porco à alentejana"? A gastronomia alentejana não se esgota no entanto nestes pratos. Outros há que, se bem que menos conhecidos, não deixam por isso de ser uma delícia para o paladar. Acompanhados impreterivelmente de um bom vinho alentejano seja ele branco ou tinto.

Embora reconhecendo a dificuldade de obter, fora do Alentejo, as indispensáveis ervinhas não quer o autor destas páginas deixar de oferecer uma mão cheia de receitas "à moda da minha mãe". Pois aqui vã elas!

[ Caldo de queijo | Migas | Ensopado de borrego | Arroz de Cardos | Manjar ]


Caldo de Queijo

Ingredientes

2/3 queijos frescos
Poejos
1 cebola
Alho e Louro
2 dl de azeite
4 ovos
Sal a gosto
Faz-se um refogado com a cebola, o alho e o louro. Juntam-se os poejos e a água. Quando os poejos estiverem bem cozidos junta-se o queijo em fatias não muito finas. Deixa-se ferver e escalfam-se os ovos.

Entretanto colocam-se as sopas numa terrina e verte-se o caldo por cima. Os ovos e o queijo são servidos numa travessa à parte.

Acompanhar com um vinho branco fresquinho.


Migas

Ingredientes

1 pão alentejano médio
Azeite, Alho e Louro
Umas rodelas de linguiça
sal q.b.

Corta-se o pão em fatias finas e demolha-se em água sem desfazer muito. Entretanto frita-se a linguiça no azeite ( ou em banha de porco ) juntamente com o alho e o louro. Vai-se juntando o pão demolhado corrigindo o sal e adicionando um pouco de água se ficar muito seco. Mexe-se até a pasta ficar em bola.

Servir acompanhado de linguiça assada ou peixe frito.


Ensopado de Borrego ( à Pastora )

Ingredientes

Metade de um borrego
4/5 dentes de alho
Azeite, alho, cebola e pimenta preta em grão q.b.
Sal q.b.

Parte-se a carne aos bocados pequenos e leva-se a cozer em água suficiente para cobrir apenas com sal e pimenta. Ao levantar fervura junta-se o alho picado ou esmagado e o azeite. Deve-se ir escumando frequentemente até a carne estar cozida.

Entretanto colocam-se sopas de pão cortadas finas numa travessa sobre as quais se vai deitar o caldo. Serve-se a carne em travessa separada.

NOTA: Imprescindível acompanhar com um bom tinto alentejano...


Arroz de Cardos

Ingredientes

250g de arroz
1 molho de cardos
Azeite, alho, cebola e louro
Sal q.b.

Faz-se o refogado com o alho e a cebola picados a que se junta uma folha de louro e o molho de cardos. Adicionar a água necessária para cozer o arroz e sal a gosto. Deixar ferver ligeiramente e juntar então o arroz.

Delicioso a acompanhar uns carapauzinhos fritos.


Manjar

Ingredientes

250g de miolo de amêndoa
250g de miolo de pão
500g de açúcar
10 gemas de ovos

Escalda-se a amêndoa e retira-se-lhe a pele, depois do que se passa pelo ralador. Leva-se o acúcar ao lume dissolvido em água e ferve-se até criar ponto. Junta-se a amendoa moída, o pão ( previamente demolhado em água ou leite ) e as gemas batidas. Deixar ferver mexendo sempre.

Depois de retirar do lume deve ser colocado numa travessa até arrefecer. Comer o mais rápidamente possível ( antes que o parceiro do lado o faça por si! ).


[ Caldo de queijo | Migas | Ensopado de borrego | Arroz de Cardos | Manjar ]

Cenas dos próximos pratos

Sopa da Panela, Caldeirada de Peixe da Ribeira, Espargos com Ovos, Bolo Podre...

Brevemente! Num browser perto de si!



© Rui Bebiano/PGC 1996/2006
Última alteração: 10-jul-06

Confraria dos
Gastrónomos
do Distrito de Beja